Vereador Robertinho Mori destaca uso de decibelímetro para fiscalização de poluição sonora

09/11/2017

O vereador Robertinho Mori (PSDB) destacou que a Prefeitura começou a utilizar o decibelímetro para coibir infrações quanto à Lei de Combate à Poluição Sonora. O uso do equipamento se deu na noite deste domingo (22), quando a Polícia Militar, com apoio da Guarda Municipal, e fiscais da Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano realizaram uma operação na região da avenida Doutor Teixeira de Barros (rua Larga), na Vila Prado, com o intuito de evitar abusos de frequentadores do local.

Conforme relatou o parlamentar, policiais militares realizaram abordagens para verificar a situação criminal, uso de drogas e armas, e guardas municipais realizaram patrulhamento fixo na avenida com carros e motos, orientando proprietários de veículos que estavam estacionados em locais proibidos.

A Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano, por meio da Seção de Fiscalização de Posturas, utilizou o decibelímetro para a medição de ruídos do som de carros e de estabelecimentos comerciais.

*DECIBELÍMETRO *– Também chamado de medidor de nível de pressão sonora, o decibelímetro é um equipamento utilizado para realizar a medição dos níveis de pressão sonora, e, consequentemente, da intensidade do som. É normalmente calibrado para indicar o nível de som em decibéis, uma unidade logarítmica.

Robertinho Mori ressaltou que a Lei da Poluição Sonora (nº. 13.768/2006) de sua autoria foi regulamentada pela Prefeitura neste ano por meio do Decreto Municipal nº. 202/2017, possibilitando a punição de infratores com multas no valor de R$2,5 mil..